terça-feira, 13 de março de 2007

Vou te contar uma história...



"O virtual é mediado ou potencializado pela tecnologia, produto de externalização de construções mentais em espaço de interação cibernéticos" está frase foi retirada do site wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Virtual e acho que traduz bem o que é o virtual; ao meu entender virtual é uma expressão física ou não da realidade, uma paisagem é real mas, no meu pensamento ela é virtual, o amor é real
mas, como meu sentimento ele é virtual.
Virtual não é somente algo ligado a tecnologia e também não surgiu agora, só renomeamos coisas muito antigas como a imaginação, a esperança e a expectativas com um nome bem atual. Realidade virtual nada mais é que imaginar como seria na realidade, então isso não é tão novo.
Suzanne Langer, uma filósofa da música, em 1950 já escrevia em seu livro Sentimento e Forma sobre o mundo virtual "...um quadro de paisagem cria aquela paisagem em nossa mente." olha a imaginação novamente.
Podemos dizer sim que pensamentos são físicos, pois eles provem de células, energia elétrica e neurotransmissores então a realidade e o virtual caminham mais perto um do outro que pensávamos.
Para quem quer se aprofundar no conhecimento sobre o termo virtual vai uma dica, acesse esta página que tem uma tese bem interresante
super bem explicada. http://www.ccuec.unicamp.br/revista/infotec/artigos/renato.html
Já o ciberespaço pode ser definido como ambiente criado de forma simulada, através do uso de meios de comunicação modernos, destacando-se entre eles a Internet.
O termo ciberespaço enfatiza a idéia de "aldeia global" profetizada por McLuhan na década de 60; nesta teoria ele diz que no mundo todos estariam interligados.
Hoje com o uso de telefonia móvel, internet, tv digital e outros meios modernos de comunicação vivemos está teoria na pratica; no site http://eden.dei.uc.pt/gestao/forum/glossario/ podemos conferir a seguinte definição para o termo ciberespaço:
"Espaço de convergência de todos os meios de comunicação - áudio, vídeo, telefone, televisão, cabo e satélite. Há 30 anos, Marshall McLuhan previu o aparecimento de uma rede de telecomunicações que se tornaria na tradução eletrônica do sistema nervoso humano. A aldeia global viabilizada pela Internet possibilitou o acesso de milhões de pessoas a uma partilha
de informação, experiências e atividades que ultrapassam as barreiras tradicionais do espaço, tempo, língua e cultura."
Gostaria de compartilhar com vocês duas frases que esprimem bem os dois verbetes aqui descritos.
"A velocidade desenfreada surge como prenúncio da virtualização do homem ...
... As novas tecnologias ditam a direção do ciberespaço e apontam para uma nova era ... "
Entendo por nova era o mundo sem fronteiras onde posso esplorar o ciberespaço, usando ou não meu cavalo veloz chamado virtualidade.
Em busca de definições interessantes sobre os temas aqui abordados encontrei um texto muito legal e bem esplicativo sobre esse dois termos estudados, esse texto pode ser conferido no site:
http://www.geocities.com/chistelinhares/ciberesp.htm
Espero que vocês gostem do texto postado hoje e que ele os ajude na formação dos seus conceitos sobre ciberespaço/virtual.
Pesquisando sobre o assunto achei uma reportagem legal sobre boas maneiras no ciberespaço para
os interessados vai o link:http://209.85.165.104/search?q=cache:vA0rpsCO8_UJ:www.clubedohardware.com.br/artigos/315+voc%C3%AA+acredita+em+ciberespa%C3%A7o%3F&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br
*A imagem usada nesta postagem foi retirada do site:http://www.sxc.hu/photo/735014

2 comentários:

Um tanto de mim disse...

Fran!!!
texto perfeito!!!!
Com citações, links, e suas próprias idéias!
Parabéns, moça! Cada vez melhor!

Lígia Valeriano disse...

E ai Fran...

Como sempre superando os obstaculos e impressionando a todos.

Parabéns!!!

Seu blog está 10!!!

Lígia Valeriano