segunda-feira, 16 de abril de 2007

Seria o Second Life uma evolução do RPG?


Algum dia você já deve ter ouvido falar em RPG, um amigo, colega de escola ou vizinho já deve ter dito “Vamos jogar RPG?”, “Você viu o novo game de RPG que foi lançado?”, então o que é essa sigla tão falada há tempos?
Role Playing Game é um jogo vivido na imaginação, onde um jogador pode representar um cavaleiro medieval, um feiticeiro ou qualquer outro personagem que lhe agradar.
Esse jogo tem um mestre, que é o único que sabe as entre linhas da historia a ser desenvolvida.
Nesse jogo a regras são chamadas de sistemas; o grupo que irá jogar pode ser formado por até 10 pessoas, ele pode ser direcionado por um livro ou você em frente ao seu PC pode entrar em um site especifico e conduzir seu personagem.
No site da Wikipédia, você pode encontrar mais sobre esse assunto vasto e cheio de segmentos, mas o que nos leva a conhecer e entender mais sobre o assunto, é jogar uma partida e assim criar a sua própria opinião sobre o tema.
Jogos como Splinter Cell” e “Medal of Honor: Allied Assault” impressionam pelo realismo dos seus gráficos e pela forma como trabalham as ações dos protagonistas, mas nos últimos anos um outro estilo de jogo se tornou muito popular, eles são chamados de MMORPG, são jogos que reproduzem mundos, onde centenas de jogadores interagem e dão liberdade para que o usuário agir livremente, desde que desempenhe o papel escolhido.
Eu acredito que o RPG em termos de entretenimento é muito valido eu mesmo costumo jogar um titulo http://www.lineage2.com/ que eu recomendo, tem gráficos muito legais e deixa você decidir o seu próprio caminho no jogo. Experimentem não vão se arrepender.
Mas nesse mundo que evolui em um segundo, o jogo do momento é o Second Life, que nada mais é que um simulador da vida real, onde não se tem limite para a criatividade.
O fundamento do jogo é gerar relacionamentos interpessoais. Onde você tem que sobreviver em uma vida paralela a real.
Estima – se que 5% da população do Second Life venha do Brasil, isto confirma que o jogo virou febre no país.
O Second Life virou um instrumento promissor de marketing e publicidade, grandes empresas já tem filiais no jogo; a NOKIA, por exemplo, vai distribuir aparelhos no jogo que conseguem capturar imagens de lá e mandar por celular na vida real. Segundo uma matéria publicada no site uol: “As possibilidades de atuação no second life são realmente infinitas, o único problema é que ainda enxergamos a plataforma como algo real e físico, cheio de limitações. Para que construir uma casa ou escritório com paredes, se lá elas não só necessárias”.
O Second Life não me fascina, mas faz a cabeça de várias pessoas, acredito que melhor que viver no universo paralelo da realidade é resolver a vida real. Trabalhar, amar, estudar e ganhar dinheiro no mundo de carne e osso eu creio que é bem melhor que ficar me frente a uma máquina 24 horas por dia olhando a banda passar. Mas por via das duvidas experimentem pra ver qual “LIFE” te satisfaz.
http://wnews.uol.com.br/site/colunas/materia.php?id_secao=9&id_conteudo=378
Esse novo segmento deixa pra traz o RPG e suas limitações, colocando em pauta a utilização de estratégias de marketing no campo virtual.
Links sobre os temas abordados:
http://pt.wikipedia.org/wiki/RPG_(jogo)
Experimenta uma aventura-solo on-line
Rede RPG
Editora Akritó (RPG 100% nacionais)
Catálogo de RPGs no Yahoo!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Second_Life
· http://info.abril.com.br/aberto/infonews/042007/04042007-13.shl

Um comentário:

Vanessa disse...

Nossa Fran gostei mesmo do seu texto, ta gostisinho de ler, não ta cansativo. Não tem que mudar nada não. Minha opinião é positiva. Estrelinha pra vc! rs.